domingo, 27 de março de 2011

Música indígena brasileira

       A música indígena brasileira é parte da cultura dos povos indígenas que habitaram e habitam o Brasil. Sendo uma das atividades culturais mais importantes na socialização das tribos, a música dos índios brasileiros é de enorme variedade.
       Os povos indígenas do Brasil perfaziam juntos na época de Cabral cerca de 5 milhões de almas. Desde lá a população total declinou violentamente em função do choque contra a cultura portuguesa, que resultou em massacre, escravização e aculturação em larga escala dos índios. E com essa devastação muitas tradições se perderam de forma irreversível. Apesar disso, no que tange à sua música ainda há um enorme campo a ser estudado e compreendido, que começa a demonstrar respeito real pelos seus irmãos apenas há pouco tempo, apesar de bulas papais, conclusões filosóficas e debates morais de longa memória que denunciavam e condenavam os abusos desde os primeiros tempos da Descoberta.
       A música indígena tem recebido atenção do ocidental desde o início da colonização, com os relatos de Jean de Léry sobre alguns cantos tupinambás, em 1558, e de Antonio Ruíz de Montoya, cujo extenso léxico inclui muitas categorias musicais do guarani antigo. Estudos recentes tem se multiplicado a partir do trabalho de pesquisa de Villa Lobos e Mário de Andrade, e hoje a música faz parte do estudo e do interesse de muitos pesquisadores de todo o mundo, que tem trazido à consciência do homem branco uma pletora de belezas naturais da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário