terça-feira, 29 de março de 2011

A Medicina Indígena

A medicina dos índios não deixa a desejar. Os mais velhos guardam conhecimento medicinal transmitido por seus antepassados. Embora tenham total apoio da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e disponham de todos os métodos de outras culturas, o conhecimento histórico é uma alternativa de suma importância. Nessa sociedade cada problema de saúde é recomendado à medicina do povo branco ou ao acompanhamento do pajé para a busca da cura.
O pajé é a figura mais importante da tribo no que tange a relação entre o corpo, a alma e o “outro mundo” ou a vida após morte. A representação do pajé é dada como um chefe espiritual. No entanto existem outros índios dotados de grande saber espiritual, como o curandeiro, que é responsável por identificar e curar problemas de saúde dos componentes da tribo.
Todos os remédios são retirados de meios naturais. São geralmente ervas naturais, raízes, folhas entre outros, mas todos de alguma forma abençoados pelos deuses desse povo e aplicados com muita fé no poder da cura.

Um comentário:

  1. Olá caros amigos, sou Jairã,indígena e estudante universitário, administrador do blog www.jairantinguiboto.wordpress.com que mostra um pouco da cultura de meu povo. Podemos formar-mos uma ótima parceria.Gostei da iniciativa de mostrarem no mundo da internet parte da riqueza indígena.Gostaria de conhecer-lhes um pouco mais do trabalho de vocês. Valeu! Espero resposta.

    ResponderExcluir